Código: | AF03 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PDH | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
Português
Identificar os processos de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da infância e juventude aplicando conceitos, teorias assim como os resultados mais recentes da investigação em psicologia para compreender e intervir junto das crianças e jovens, das suas famílias e/ou das instituições que as enquadram;Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da idade adulta intermédia e tardia para compreender e intervir junto da população adulta e idosa seja em contexto familiar ou institucional. - Identificar semelhanças e diferenças entre crianças, jovens e adultos de diferentes origens e perspectivas culturais relativamente ao modo como controem a sua identidade e projectos de vida. Identificar o seu próprio comportamento e o das outras pessoas de forma a reflectir sobre as suas experiências e encontrar significado numa perspectiva demelhoramento da seu desempenho profissional.
Ponto 1 – Desenvolvimento humano como campo em constante evolução. O estudo do ciclo de vida desde os seus primórdios com a formação de uma nova vida até à morte. Perturbações do desenvolvimento. Diversidade cultura, influências e contextos do desenvolvimento humano. Perspetivas teóricas e métodos de pesquisa.
Ponto 2 - A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento humano. Estereótipos sociais ligados às diferentes fases do desenvolvimento humano. Ponto 3 – O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira, segunda infância e terceira infância . O desenvolvimento na adolescência e início da idade adulta.
Ponto 4 - O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na idade adulta, intermédia e tardia. Desafios do casamento e da parentalidade. Conciliação da vida familiar e relação com o mundo do trabalho.
Os conteúdos programáticos permitem alcançar os objectivos uma vez que abordam o desenvolvimento humano numa abordagem de ciclo de vida integrando diferentes perspectivas teóricas e valorizando o papel do contexto.
Partindo de um manual de referência que serve de guião a todas as aulas, em cada aula são apresentados e discutidos materiais práticos de aprendizagem principalmente em video no sentido de tornar mais significativas as aprendizagens.
As discussões no grupo turma do material apresentado visa a ligação entre a visão teórica do desenvolvimento humano com a experiência e os saberes particulares de cada estudante.
As metodologias de ensino permitem uma aprendizagem significativa e uma aprendizagem individualizada ao ritmo de cada estudante e de cada turma. Só assim é possível entender profundamente o desenvolvimento humano.
Textos escritos, comentários de notícias, apresentações me power point num total de 5 tarefas avaliadas cada uma num máximo de 4 valores. A nota final é obtida pela soma das notas obtidas em cada tarefa.
Avaliação contínua.
|